As serras e vales, trilhos e estradas rurais de enorme beleza que se encontram entre o Fundão e a Pampilhosa da Serra servem de cenário à sétima edição do Geo Tour Aldeias do Xisto 2019.
Esta prova de BTT organizada pelo BTT Gardunha e que é já uma referência entre os amantes de ciclismo decorre a 23 e 24 de fevereiro. Ao longo dos dois dias, os participantes vão percorrer cerca de 170 quilómetros, com um total de subida acumulada de 4200 metros.
A prova é disputada em duas etapas, cada uma com cerca de 85km e mais de 2000 metros de acumulado.
No dia 23, a etapa passa pelo Cabeço do Pião, percorrendo um dos mais belos trilhos do país, o singletrack do Moleiro e o Trilho do Mineiro, que liga este local à Aldeia do Xisto da Barroca. Os participantes percorrem ainda uma das partes mais bonitas da Grande Rota do Zêzere. Extra competição, dados os cuidados necessários, os participantes percorrem o mais famoso single-track da Pampilhosa da Serra com uma extensão de 6 kms.
A segunda etapa, no dia 24, leva os ciclistas de regresso ao Fundão. Parte da Pampilhosa da Serra em direção aos trilhos da Barragem de Santa Luzia, subindo depois a serra, sempre com paisagens magníficas sobre toda a zona das Minas da Panasqueira e a descida em direção aos singletracks de São Jorge da Beira e ao Rio Zêzere.
Além da Barroca, o percurso passa pelas freguesias de Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo e Fajão/Vidual, bem como por localidades que marcam a região, como Barco, Brejo de Baixo, Casal da Lapa, Dornelas do Zêzere, Enxabarda, Meãs, Praçais, Peso, Pesinho, Souto da Casa, S. Jorge da Beira, Silvares e Ourondo, entre outras.
Veja aqui o vídeo promocional.